in

Incômodo durante o sexo alertou Ewbank para doença grave e comum para muitas

Sentir dor durante a relação é normal? Foi com essa pergunta para a especialista em sexualidade Cátia Damasceno, que Giovanna Ewbank abriu espaço para um assunto delicado, a endometriose, em seu canal no YouTube, o “Gioh”.

Trata-se de uma doença grave e que, segundo especialistas, acomete mais de 6 milhões de mulheres no Brasil. “Muitas mulheres sentem dor e não falam com o parceiro e nem procuram médico”, comentou Damasceno.

Entretanto, dor na hora da relação foi o que incentivou Ewbank a dividir o fardo com o marido, Bruno Gagliasso, e juntos procuraram ajuda médica. “Eu tive que operar [para corrigir endometriose]. Pois em uma época, comecei a sentir muito desconforto [durante o sexo], não sabia o que estava acontecendo, parecia que as coisas não se encaixavam”, disse a atriz em seu canal no YouTube. “Eu operei e hoje estou ótima”.

A seguir, confira mais informações sobre a cirurgia para a correção da endometriose.

O que é endometriose?

Trata-se de uma doença inflamatória, que é causada pelas células do endométrio, o tecido que reveste o útero. Em vez destas células serem expelidas durante a menstruação, elas acabam se deslocando para os ovários, para a cavidade abdominal ou até mesmo outros órgãos do corpo. Elas voltam a se multiplicar e a sangrar, causando extremo desconforto para a mulher.

O ginecologista e cirurgião Cláudio Crispi, responsável pelo Instituto Crispi de Ginecologia Avançada, afirma que a endometriose pode afetar quase todos os órgãos do corpo, prejudicando ou até mesmo comprometendo suas funções.

Sintomas da endometriose

A Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) aponta como os principais sintomas de endometriose: cólicas intensas durante a menstruação; em casos mais graves dor na região abdominal; dificuldade para engravidar ou infertilidade; alterações intestinais; dor ao evacuar ou urinar; dor intensa durante a relação sexual.

É possível amenizar os sintomas com medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos. E há, ainda, quem aposte em pílulas de uso contínuo e outros métodos para interromper o ciclo menstrual.

Cirurgia para endometriose

Esses métodos são paliativos e não reduzem a endometriose em si, sendo a cirurgia uma boa saída para a recuperação total, saída que Giovanna Ewbank optou por tomar.

De acordo com Crispi, a cirurgia de endometriose retira os focos e nódulos de todos os órgãos que por ventura foram atingido, extinguindo a dor e devolvendo a fertilidade à mulher.

Quando fazer cirurgia de endometriose?

O ginecologista e cirurgião Cláudio Crispi diz que a cirurgia é recomendada quando a endometriose pode causar infertilidade. “Entre 60% a 70% das pacientes que se submetem ao procedimento recuperam a fertilidade”, aponta o especialista.

Quem não teve redução de dor através de medicamentos também pode entrar na lista de prioridades para operação.

A operação mais comum é a laparoscopia, feita por vídeo e com pequenas incisões. Mas vale ressaltar que o procedimento só é eficaz se todos os focos visíveis da doença forem retirados, já que vestígios podem causar a recidiva da doença.

Endometriose pode voltar?

A Sociedade Brasileira de Endometriose afirma que pesquisas recentes mostram que mesmo quando todos os focos visíveis são retirados, há grandes chances de que os sintomas sejam reduzidos e que as lesões demorem mais para aparecer. No entanto, não é possível afirmar que o procedimento de fato cure a doença.

“O órgão afetado e que teve todos os focos visíveis removidos, dificilmente voltará a ter problemas. Mas outros órgãos, sim, desenvolver a doença caso restem células microscópicas da endometriose, mas seu desenvolvimento pode levar muitos anos”, afirma o ginecologista Cláudio Crispi.

Caso sinta algum dos sintomas descritos, procure o seu médico.

Giovanna Ewbank fala da endometriose:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Boticário decide maquiar mulheres no dia de seus divórcios para surpreender ex-maridos. Assista ao vídeo

Filho de Ivete Sangalo, da uma resposta na Maternidade e viraliza! Veja: