8 coisas que nem toda grávida sabe que é perigoso para o bebê e não deve fazer

O período da gestação é recheado de dúvidas. Não é para menos, são tantas mudanças e novos hábitos incorporados na rotina que é normal questionar aquilo que antes parecia normal. Pensando nisso, criamos uma listinha de coisas que parecem inofensivas e que as gestantes nem imaginam que devem evitar.

Grávidas, mantenham distância:

Banhos muito quentes
O vapor quente pode estimular alterações nos cromossomos do feto. Estas anomalias, por sua vez, geram síndromes como Down, Edwards ou Patau. Além disso, banhos muito quentes podem fazer a pressão da gestante baixar, causando mal-estar e possíveis desmaios.

Limpeza geral e pesada da casa
É preciso tomar cuidado com os pisos escorregadios durante a limpeza, pois são um convite às quedas – grandes riscos às gestantes. Além disso, os produtos químicos para banheiros costumam ter um cheiro mais forte e podem causar alergias às futuras mamães, que ficam um pouco mais sensíveis, inclusive aos cheiros. A dica é deixar a casa aberta para ventilar bem durante a limpeza.

Usar pesticidas
Durante a gestação todos os inseticidas, herbicidas e fungicidas devem ser evitados pois além do cheiro forte, possuem toxinas em sua composição.

Comer peixe cru
Peixes crus e ostras devem ser evitados pela possibilidade de conterem parasitas. Já o consumo moderado de atum enlatado não tem problema.

Tratamentos para a pele
Cremes e loções contendo derivados de Vitamina A, especialmente anti-envelhecimento, não devem ser usados. O fármaco isotretinoína, utilizado para tratamento da acne, é extremamente perigoso para o feto.

Lutas e esportes de muito impacto
Lutas, corridas, esportes radicais, ou qualquer atividade que tenha muito impacto devem ser evitados devido à possíveis quedas e lesões que podem comprometer a gravidez.

Trocar sabonete íntimo
A melhor maneira de evitar descontroles na flora vaginal nesse período é mantendo os hábitos de higiene adotados antes da gravidez. Portanto não troque o sabonete que já vinha sendo utilizado para limpar a região íntima. Escolher outro sabonete pode desencadear reações alérgicas.

Alimentação e gravidez
Dieta rica na gravidez fornece saúde ao bebê
7 alimentos que as grávidas devem evitar
Grávida deve evitar café. Veja como se alimentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...