Menos gordura, mais libido: alimentos que elevam testosterona de forma natural

Normalmente associada à saúde do homem, a testosterona é também fundamental para a saúde e o bem-estar da mulher. Diversos estudos apontam que o hormônio pode ter suas taxas naturalmente elevadas através da alimentação.

A testosterona, quando livre no organismo, além de diminuir a concentração de gordura, favorece o ganho de massa magra, melhora a libido, o humor, a memória, além de garantir maior imunidade, prevenção de osteoporose e combate da diabetes tipo 2. De acordo com a nutróloga especialista em fisiologia hormonal Anna Virgínia Pinto, a testosterona aumenta captação de aminoácidos e estimula a síntese de proteínas no músculo, colaborando para a hipertrofia muscular. A deficiência no hormônio impede o organismo de captar tudo o que precisa para formar os músculos, atrapalhando o processo de emagrecimento, a função sexual e o desejo sexual, além de aumentar as chances de acúmulo de gordura.

Alimentos que aumentam a testosterona
Salmão: assim como outros peixes ricos em gorduras boas e ômega-3 e o azeite, o alimento ajuda a aumentar os níveis de testosterona no organismo.

Café: a cafeína, principal componente da bebida, também é conhecida por elevar a concentração da testosterona.

Pimenta: de acordo com estudos, alimentos apimentados são responsáveis por aumentar no organismo os níveis de testosterona e, consequentemente, melhorar a função sexual.
Couve-flor: o alimento ajuda na liberação de testosterona por ser rico em zinco, mineral fundamental para reduzir e evitar a conversão excessiva da testosterona em estrogênio. Banana e maçã são outras comidas que também são boas fontes de zinco.
Melancia: assim como o tomate e o melão, a fruta é fonte de licopeno, que também contribui para a liberação do hormônio testosterona no organismo.
Ovo: assim como iogurtes, cereais e fígado, o alimento é excelente fonte de vitamina D, que aumenta a produção de testosterona, melhora a libido e favorece a síndrome metabólica que contribui para o emagrecimento.

Alimentação e saúde
7 piores alimentos que atacam o fígado: evite se você tem sensibilidade
5 alimentos que podem te causar estresse e você não percebe
Você almoça em horário diferente a cada dia? Veja por que deveria evitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...