Quanto você precisa Caminhar diariamente para realmente Perder Peso

Caminhar é uma ótima atividade física para auxiliar na queima de gorduras e perda de peso. Mas, você sabe quanto deve andar por dia para ter o efeito desejado? Confira nesse post!

É comum encontrarmos pessoas que recorrem à caminhada para perder peso. O exercício tem baixo impacto e acaba sendo ideal para aqueles que não podem (ainda, pelo menos) partir direto para a corrida: seja por falta de preparo físico, problemas de saúde, alguma questão ortopédica, idade avançada ou mesmo por estar com o peso muito acima do ideal.

Como vivemos em um mundo cada vez mais preocupado com a saúde e a qualidade de vida, o número de praticantes de todos os tipos de exercícios físicos vem crescendo bastante. E a caminha ganhou seu espaço justamente por ser adequada para iniciantes e não apresentar tantos riscos aos músculos, ossos e coração quanto a corrida.

Além disso, caminhar ainda retém muitas das vantagens de correr para o corpo, principalmente quando se trata da perda de peso, mas também em relação a circulação, a saúde cardiovascular e à aceleração de metabolismo em geral. Por isso mesmo, você já deve conhecer algumas pessoas que praticam a caminhada todos os dias como forma de se manter ativos e evitar o sedentarismo.

Mas, muita gente acaba se perguntando a mesma coisa: quanto é preciso caminhar diariamente para não só manter uma rotina saudável, mas ainda perder peso? Ao lado dessa questão, surgem outras dúvidas como a velocidade ideal para manter o ritmo, por exemplo. Vamos falar sobre isso agora.

Caminhando para perder peso

Para quem gosta de trabalhar com números, existe uma média diária de minutos para caminhar e perder peso, sim. Pesquisas indicam que o ideal seria em torno de 45 minutos, mas o problema é que o tempo não adianta tanto se você não caminhar em um ritmo bom.

Tanto na corrida quanto na caminhada, a perda de gordura corporal se dá mais através de um ritmo intenso durante certo período de tempo, do que apenas caminhar/correr em velocidade abaixo do ideal nesse espaço.

Mas, a que ritmo andar para realmente começar a perder peso? Aqui também existem números cientificamente testados: entre 4,8 e 6,4 km/h.

Outra opção fácil de controlar é tentar chegar aos 10 mil passos dentro desse período de tempo.

Uma dica muito útil para os iniciantes, que podem perder o fôlego ao caminhar tão rapidamente durante muito tempo, é usar o treino intercalado: alguns minutos em alta velocidade, outros diminuindo um pouco. E não se esqueça de procurar um tênis adequado, com absorção de impacto, para evitar problemas nos joelhos, tornozelos, calcanhares ou canela – muito comuns em quem acaba se empolgado e vai além do que aguenta.

Tecnologia como aliada

Você pode já estar se perguntando: como calcular exatamente a velocidade do ritmo ou os passos andados na hora da caminhada? Atualmente ficou muito fácil! A tecnologia trouxe diversas novidades que ajudam muito qualquer atleta, seja amador ou profissional, a se exercitar com muito mais informação e qualidade no treino.

Calcular velocidade média, os passos que caminhou e as calorias perdidas ficou muito fácil com aplicativos de smartphone ou outras tecnologias inteligentes – como relógios e pulseiras. As smartbands, por exemplo, estão cada vez mais procuradas e são bastante práticas para quem se exercita.

Colocada no pulso na hora de caminhar, a pulseira inteligente sincroniza com um aplicativo próprio no celular e envia para lá todas as informações – que podem, posteriormente, gerar relatórios para avaliar o seu desempenho naquele dia de treino e no geral. Além disso, na hora o visor já mostra essas informações, fazendo com que você sequer precise carregar o peso do telefone no bolso para a caminhada.

Uma smartband também gera dados como a distância total percorrida e até mesmo o ritmo dos batimentos cardíacos durante a caminhada. Nunca foi tão fácil acompanhar sua evolução na perda de peso. Com tecnologia em mãos, não há mais desculpa para ficar em casa e deixar de caminhar, não é?

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