Videos e Fotos: Explosão na Usiminas deixa feridos, usina é evacuada em Ipatinga, acompanhe

um estrondo vindo da unidade da Usiminas em Ipatinga, no Vale do Aço, assustou a população da cidade no início da tarde desta sexta-feira. A fumaça da fábrica, que fica no centro do município, pôde ser vista de diferentes pontos. A Usiminas confirmou que houve uma explosão em um gasômetro da usina. Segundo o Corpo de Bombeiros, pessoas ficaram feridas, mas o número não foi informado.

O incidente ocorreu por volta das 12h40. O estudante Gabriel Coelho Duarte, de 19 anos, morador do Bairro Cariru, informou que houve correria no momento da explosão. “Meu bairro todo tremeu. Estava no cursinho quando senti uma vibração. Quando olhei para cima, vi as paredes vibrando e ouvi uma explosão. Parecia que o teto estava desabando. Todo mundo começou a gritar e saiu correndo”, explicou.

Moradores usaram as redes sociais para relatar uma explosão na siderúrgica, que fica no centro da cidade. Usiminas diz que não houve fogo e ninguém ficou ferido

Moradores de Ipatinga, no Vale do Aço, se assustaram com um forto estrondo registrado na noite de quinta-feira na Usiminas, que fica na área central da cidade. De acordo com a siderúrgica, ninguém ficou ferido no incidente e as causas são investigadas.

A reação teria ocorrido entre 21h e 22h. Moradores da região divulgaram vídeos nas redes sociais mostrando um clarão no local, semelhante a fogo. O Corpo de Bombeiros de Ipatinga informou, na manhã desta sexta-feira, que a siderúrgica não acionou a corporação, mas muitos moradores ligaram preocupados, relatando o forte barulho e tremores em casas e prédios, mas sem danos materiais ou feridos.

A explosão foi sentida em diversos bairros da cidade. O Corpo de Bombeiros emitiu um comunicado aos hospitais da região para que preparem leitos para receber as vítimas. Por medida de segurança, a Polícia Militar informou que retirou os alunos das escolas próximas ao local.

As vítimas foram conduzidas pelos próprios brigadistas da Usiminas. A explosão do gasômetro causou um incêndio, que foi controlado pelos bombeiros.

Segundo a assessoria de comunicação da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), que é responsável pela administração do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, várias vítimas da explosão recebem atendimento na unidade de saúde – mas não foi informada a quantidade exata de feridos.

Também em nota, a assessoria da Câmara Municipal de Ipatinga afirmou que estrutura do prédio, que fica no Centro da cidade, foi toda abalada. Cerca de 150 pessoas que estavam na Câmara foram retiradas do local, que não chegou a ser interditado.

Em nota, a Usiminas confirmou a explosão e afirmou que toda a área de risco foi evacuada. De acordo com as primeiras informações de um funcionário, que não quis se identificar, existiria a suspeita de vazamento de um gás tóxico inodoro, mas a empresa nega.

“A equipe de brigadistas da empresa está atuando no local, e a canalização de gás já foi bloqueada, não havendo vazamento. A Usiminas reitera que está fazendo monitoramento de gases nos bairros do entorno da usina e até o momento nenhuma anormalidade foi registrada”, diz a nota da Usiminas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...